Google, MySpace, Facebook revelam planos para novos serviços de música





LOS ANGELES - Os gigantes da internet Google, MySpace e Facebook estão adotando estratégias para competir no mercado da música online, que vem sofrendo drásticas mudanças. Em três anúncios independentes, foi revelado que o Google planeja lançar um serviço de pesquisa de música , o MySpace pretende distribuir seus vídeos em outras redes sociais através do recém-comprado iLike e o Facebook permitirá que usuários nos EUA enviem músicas uns aos outros por apenas 10 centavos.



Os anúncios, todos aprovados pelas grandes gravadoras, são novas tentativas de se aumentar a receita de vendas online, enquanto as de CDs continuam a cair. O esforço também marca um novo caminho para o Google e as gravadoras promoverem alternativas ao iTunes, da Apple, líder em downloads de músicas.



As amostras de músicas e os arquivos para venda no Google serão fornecidos pela lojas de música online Lala e iLike, esse segundo um serviço de recomendação comprado pelo MySpace este mês. As amostras aparecerão nos tocadores do Lala ou do iLike e os usuários não terão que sair página de resultados de pesquisa. Vídeos serão exibidos pelo player iLike.



As maiores gravadoras - Universal, Sony, Warner e EMI - apresentaram a ideia ao Google no ano passado e estão colaborando com o projeto, de acordo com uma fonte próxima ao negócio. As gravadoras receberão parte das receiras provenientes das vendas das músicas pelo Lala e pelo iLike, ao mesmo tempo em que tornarão a descoberta, experimentação e compra mais simples para os usuários do Google.



Já o Google pretende melhorar a experiência de seus usuários que procuram informações sobre músicas. O Google não receberá receita pelas vendas, mas sim da publicidade nas páginas. O novo serviço deve ser lançado na semana que vem. Um porta-voz do Google se recusou a comentar.





Enquanto isso, o MySpace passará a licenciar os vídeos usados em suas páginas no lugar do atual serviço do YouTube. Os vídeos terão uma página dedicada e mais destaque nas páginas do artista e em resultados de pesquisa no MySpace e no Google. Vídeos musicais sempre foram uma parte do MySpace, mas com o novo serviço, a marca do site será incorporada em vídeos reproduzidos em redes sociais rivais como Facebook, Bebo, Orkut e hi5. A publicidade incorporada nos vídeos irá beneficiar a empresa.



Os vídeos virá com uma publicidade parcialmente translúcida que não interrompe o vídeo. Botões nesses anúncios permitirão que os internautas comprem facilmente músicas da Amazon.com ou do iTunes. Qualquer transação irá gerar uma pequena taxa para o MySpace.



Por fim, o Facebook passará a permitir que amigos troquem entre si canções por 10 centavos ou 90 centavos. Na versão mais barata, a música poderá apenas ser ouvida online. A mais cara permitirá o download do arquivo. A oferta estará disponível a partir de quinta-feira, começando com um grupo limitado de usuários e se espalhando gradualmente. O serviço estará disponível apenas nos EUA.

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